Se na prática restam oito rodadas para a definição do campeão brasilleiro de 2022, para o Palmeiras o número de jogos até conquista do título é menor. Com 12 pontos de vantagem na liderança, o Verdão faz as contas para comemorar antecipadamente o seu 11º título brasileiro.
A matemática é simples: os 12 pontos de vantagem do Palmeiras permitem ao time ser campeão caso vença as próximas quatro partidas (contra Atlético-GO, São Paulo, Avaí e Athletico), independentemente do que acontecer com os rivais.
Se o Verdão mantiver a distância de 12 pontos restando quatro rodadas, mesmo que seja derrotado em todos os jogos, um outro critério garantiria o título. O Palmeiras tem 19 vitórias, cinco a mais que o vice-líder Internacional, que poderia igualar em pontos, mas perderia no primeiro quesito de desempate.
Apesar da situação confortável, Abel Ferreira e sua comissão técnica não falam abertamente sobre a projeção de pontos para o Palmeiras ser campeão. O lateral Marcos Rocha, após a goleada sobre o Coritiba, admitiu que internamente o elenco começa a fazer as contas pelo título.
– A gente está fazendo (a conta) aí em mais quatro, cinco vitórias, temos metas traçadas pelo Abel dentro do campeonato, que dividimos as 38 partidas em quatro partes, temos que fazer 20 pontos nesses oito jogos, agora são oito, acho que estamos perto disso e numa sequência boa de vitórias – disse o lateral.
Um número que pode ser usado como base para as contas de Abel Ferreira é que nunca um segundo colocado na era dos pontos corridos somou mais do que 74 pontos, número alcançado pelo Santos na temporada 2019, que teve o Flamengo campeão com 90.
Caso vença mais quatro jogos, o Palmeiras chegaria aos 78 pontos. Segundo números do Espião Estatístico, do ge, com 82 pontos um time pode ser considerado campeão brasileiro, independentemente de outros resultados. Clique aqui e confira a projeção.
O Palmeiras entra em campo novamente na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília), contra o Atlético-GO, fora de casa, em confronto válido pela 31ª rodada do Brasileirão.